Como Lidar com Pensamentos Negativos

You are currently viewing Como Lidar com Pensamentos Negativos
 

A nossa mente é fascinante, ao contrário de outros animais, os humanos passam muito tempo a pensar, o cérebro humano é capaz de ter milhares de pensamentos por dia. A maioria desses pensamentos não são sobre o que está a acontecer no momento, mas são sobretudo acerca do que já aconteceu no passado, do que pode acontecer no futuro ou do que pode nunca acontecer.

Isto porque o nosso cérebro não foi programado para nos deixar mais felizes, a evolução preparou-nos para estarmos constantemente preocupados, a pensar em possíveis problemas e perigos. Dessa forma conseguimos sobreviver, reproduzir e garantir o futuro da espécie. Este tipo de pensamento apesar de desagradável, é bastante útil, pois permite-nos encontrar soluções para os desafios antes de acontecerem. Ao mesmo tempo essa capacidade de nos preocuparmos com o futuro também pode funcionar contra nós, gerando constantes pensamentos negativos. Mas já não vivemos em planícies e não temos de caçar para comer, o que significa que podemos treinar o nosso cérebro a ter pensamentos mais ajustados e mais positivos.

Provavelmente já se sentiu atormentado por pensamentos negativos

“Eu nunca faço nada bem”, “sou um falhado”, “não vou conseguir”, “alguma coisa má vai acontecer, é sempre assim”, “ninguém gosta de mim”, “vou perder o controlo”. Chamamos a este tipo de pensamentos de pensamentos negativos automáticos, porque são espontâneos, rápidos e nem sempre temos consciência deles, eles simplesmente aparecem na nossa mente (Beck, Rush, Shaw, Emery, 1979; Beck, 1997, 2011).

O problema é que a nossa mente, mente! E muitos pensamentos automáticos não correspondem à realidade, então precisamos identificar este tipo de pensamentos, questioná-los e modificá-los para pensamentos mais ajustados à realidade.